gestão de áreas contaminadas na visão ESG
Áreas Contaminadas são passivos ambientais decorrentes de práticas operacionais ultrapassadas.
Por ser um tema relativamente recente, a gestão de áreas contaminadas foi incorporada à agenda de muitas empresas que já estavam em operação, responsabilizando-as técnica, legal e financeiramente, sendo ou não causadoras da contaminação.
Portanto, a estratégia de gestão de uma área contaminada deve considerar os aspectos ambientais, sociais e de governança das empresas, englobando questões legais e financeiras.
Assim elaboramos as estratégias na PAR Ambiente®, tal como fizemos para um cliente que possui uma planta industrial sob a qual há contaminação em solo e água subterrânea por compostos voláteis, contidas nos limites territoriais da empresa.
A estratégia permitiu viabilizar a ocupação segura da área, preservando saúde e segurança dos funcionários na mesma medida em que se procede a recuperação ambiental e extração dos contaminantes.
Ultrapassado o caráter de urgência, a empresa pode programar as metas e os investimentos futuros, dado que a gestão de uma área contaminada é invariavelmente um processo lento e oneroso e requer planejamento cuidadoso por parte dos responsáveis.
Conceito semelhante foi aplicado ao problema ambiental apresentado por outro cliente, no qual a contaminação em água subterrânea ultrapassava os limites da empresa e atingia áreas vizinhas.
A estratégia de contenção por barreira hidráulica permitiu à empresa avançar nas tratativas de gestão ambiental e de gerenciamento técnico, uma vez eliminada a urgência que a contaminação em áreas vizinhas impunha.